CONTATO PARA MATRÍCULAS

A IPEMED

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O Instituto de Pesquisa e Ensino Médico de Minas Gerais LTDA. – EPP é uma sociedade civil de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belo Horizonte, e inscrita na Receita Federal sob o CNPJ nº 07.890.065/0001-07.

O Instituto é mantenedor da Instituição de Ensino Superior - IES, Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, inscrita na Receita Federal sob o CNPJ nº 07.890.065/0008-75 que atua com o ensino superior na oferta de cursos de graduação e de pós-graduação, além de cursos de capacitação e qualificação profissional.

Com uma história de 11 anos de sucesso e qualidade em educação, o Instituto é exemplo de empreendedorismo, conquistas e credibilidade no ensino na área da saúde em todo o país.

Para consolidar seus planos estratégicos de forma estruturada, a IES promoveu adequações regulamentares e a expansão no segmento da educação superior. Em 2015, o Instituto constituiu sua mantida e tornou-se a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas através da Portaria nº 218 de 25 de fevereiro de 2015.

 

VEJA A PORTARIA Nº 218 DO MEC

 

Desde então, a Faculdade passou a ofertar seu primeiro curso superior de graduação, o de Tecnologia em Radiologia, cujo reconhecimento foi renovado em 2016 - Portaria nº 582 de 07 de outubro de 2016. O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é o único curso privado na grande BH, e tem como objetivo formar profissionais com um perfil amplo, com competências e habilidades para atuar nas diversas aplicações das radiações, tanto na área médica quanto na área industrial.

 

VEJA A PORTARIA Nº 582 DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

 

Entre os diversos cursos de pós-graduação, estão o de Alergologia e Imunopatologia, Cardiologia Clínica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Geriatria, Neurologia, Psiquiatria e Proteção Radiológica. Esses cursos são ofertados em cinco capitais do país, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte.

Primando pela excelência em todos os serviços educacionais, a Faculdade IPEMED tem, entre seus atributos de qualidade dos cursos pós-graduação na área médica, a oferta de cenários práticos de aprendizagem em hospitais parceiros e ambulatórios próprios, com infraestrutura moderna e confortável. As atividades assistenciais desenvolvidas nesses cenários contribuem para reduzir a demanda reprimida em diversas especialidades médicas, o que garante uma forte atuação social junto às comunidades onde se inserem as unidades educacionais.

Outro importante e forte atributo de qualidade é a composição do corpo docente, com mais de 85% de mestres e doutores provenientes de instituições de ensino e de assistência reconhecidos nacionalmente. Esses profissionais ministram, além dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade lato sensu, cursos de aperfeiçoamento e de atualização. 

A mantenedora e a mantida estabeleceram um processo de desenvolvimento e regularização permanente, tendo, para isso, assumido um plano de ações que permeia toda a estrutura organizacional, objetivando seu reconhecimento como uma instituição de ensino superior moderna e de qualidade reconhecida nacionalmente.

Na perspectiva de crescimento, a IES tem desenvolvido pesquisas e projetos para concretizar a implantação de novos cursos de graduação e de especialização com soluções presenciais, à distância e hibridas, atendendo às demandas e ao que há de mais moderno e inovador na educação no país.

VEJA O REGIMENTO INTERNO DA FACULDADE

Toggle plus Toggle minus Nossa História

Em 15 de março de 2006, foi inaugurado o Instituto de Pesquisa e Ensino Médico do Estado de Minas Gerais, denominado IPEM, que passou a oferecer Pós-Graduação Lato Sensu para médicos brasileiros. Os cursos, cadastrados no MEC contavam com aulas teóricas e práticas, ministradas no Colégio Dom Cabral, em várias áreas. O Instituto também contava com Cursos Médicos de Extensão Universitária para atualização e aprimoramento.

Em 2007, o Instituto ampliou a oferta de cursos de pós-graduação para 14 áreas e passou a ministrar aulas teóricas na sede do IPEM, no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte/MG. As aulas prática eram, então, realizadas nos Hospitais da FHEMIG – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde.

No segundo semestre de 2007, foi lançada a primeira edição do periódico Jornal Medicina Atualizada, produção original da IPEMED voltada para o público médico, com discussões de casos clínicos, atualizações na área e agenda médica.

O ano seguinte foi de grandes novidades: o Instituto, que passou a chamar-se IPEMED, inaugurou uma unidade em Salvador e começou a ter ambulatórios próprios, em Minas, sob a direção técnica da Dra. Marília Tafuri Amaral, inscrita no CRM sob nº 16116-MG e, na Bahia, sob a direção técnica da Dra. Maria Virgínia Barreto Silva, inscrita no CRM sob nº CRM/BA 9941.

Em 2010, a IPEMED abriu unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, também com ambulatórios próprios. No segundo semestre do ano de 2012, a IPEMED levou as primeiras turmas para realizar o curso de atualização internacional, ministrado pela Harvard Medical School - HMS, exclusivamente para alunos da IPEMED. Desde esse ano, mais de 500 alunos dos cursos de pós-graduação da IPEMED já tiveram oportunidade de realizar o curso com professores da HMS.

Diante da nova diretriz do MEC, descrita na “Nota técnica 388 republicada em 2013”, o Instituto tornou-se Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, passando a ter, em sua grade, o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

Desde então, a Faculdade IPEMED certificou mais de 4.500 alunos e focou-se em oferecer educação continuada de excelência na área da saúde, com importantes diferenciais para os alunos, tais como a utilização de estratégias educacionais diferenciadas, atividades práticas, oportunidade de atualização na Harvard Medical School, além de estágios observacionais em instituições mundialmente renomadas como a Miller School of Medicine – University of Miami.

Os cursos de graduação e de especialização médica contam com parceiros para estágios e atividades teóricas e práticas, realizadas em amplos e modernos ambulatórios e clínicas próprios, laboratórios e hospitais de alto reconhecimento técnico. Entre eles, estão o Laboratório Hermes Pardini, a Axial Medicina Diagnóstica, o DUE Diagnóstico Veterinário, a Radiografias Floresta, a UNIMAGEM, a Clínica Radiológica David Rezende, o Sermig, o Instituto de Radioterapia São Francisco, a UPA Venda Nova, o Hospital Vera Cruz de Belo Horizonte, o Hospital Naval de Salvador, o Hospital Espírita André Luiz de Belo Horizonte e o Hospital Santa Marta de Brasília.

Nas aulas práticas, as unidades atendem, gratuitamente, 1800 pacientes por mês, em média, sob preceptoria dos professores médicos. Os pacientes são encaminhados por unidades de atendimento do SUS ou clínicas particulares, principalmente provenientes do interior dos estados.

A Faculdade IPEMED conta com um corpo docente de 111 professores médicos, em sua grande maioria mestres e doutores, todos membros das Sociedades Médicas.

As especializações médicas contam com responsáveis técnicos em cada unidade, da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas (Portaria MEC nº 432, de 20 de fevereiro de 2004 publicada no Diário Oficial da União de 25/02/2004, seção 01, página 5, e Resolução CNE/CES 1/2007, com as modificações inseridas pelas resoluções 4/2011 e 7/2011), conforme abaixo:

Resp. técnico/IPEMED MG
Julio Cesar Menezes Vieira
CRM/MG 43926

Resp. técnico/IPEMED SP
Drª. Larissa Bianca Paiva Cunha de Sá
CRM SP 105066

Resp. técnico/IPEMED DF
Drª. Marildes Luisa de Castro
CRM/DF 19422

Resp. técnico/IPEMED BA
Drª. Maria Virgínia Barreto Silva
CRM/BA 9941

Resp. técnico/IPEMED RJ
Dr. Fernando Suzano Martins
CRM/RJ 52948829

 

Abrir Portaria MEC 438, de 20 de fevereiro de 2004 – Denominação Faculdade IPEMED

 

Abrir MEC Nota Técnica nº 388, de 21 de junho de 2013 – Curso de pós-graduação LATO SENSU

Toggle plus Toggle minus Órgãos Colegiados

Colegiado de Curso

É um órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão em conformidade com as diretrizes da instituição, que será constituído para o curso de graduação da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas – IPEMED para exercer as atribuições previstas no Regulamento abaixo:

VEJA O REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO.

 

Conselho Superior

Órgão máximo da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas – IPEMED, de caráter consultivo e deliberativo, tendo sua composição e competência definidas em Regulamento Interno

VEJA O REGULAMENTO DO CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

 

Núcleo Docente Estruturante

Também chamado de NDE foi um conceito criado pela Portaria n° 147, de 2 de fevereiro de 2007, com o intuito de qualificar o envolvimento docente no processo de concepção e consolidação de um curso de graduação. É caracterizado como o responsável pela formulação do projeto pedagógico do curso – PPC, sua implementação e desenvolvimento.

O NDE é um indicador da qualidade de um curso de graduação e um elemento de diferenciação quanto ao comprometimento da IES com o bom padrão acadêmico.

VEJA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

Toggle plus Toggle minus Missão, Valores e princípios

Missão

Desenvolver ensino e pesquisa com ética e profissionalismo em uma instituição sólida, saudável e sustentável, promovendo a formação e o aprimoramento profissional na área da saúde, pautados na coragem de inovar e no alívio do sofrimento humano.

 

Valores e Princípios

Princípio do Benefício Mútuo: É a base sobre a qual a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas constrói sua relação com os seus diversos públicos.

A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas agrega valor educacional para os alunos e acredita que a melhor maneira de ser bem-sucedida é procurar compreender e considerar as necessidades de todos os segmentos da sociedade que influenciam direta ou indiretamente suas atividades.

O sucesso da atividade traz consigo a obrigação de altos padrões de comportamento e a integridade em tudo o que faz e onde opera. Esses padrões não devem ser comprometidos em razão dos resultados.

Respeitar as metas, tarefas e compromissos propostos, valorizar o desempenho meritório e assim valorizar com ética, profissionalismo e respeito o colaborador, aluno médico, professores, fornecedores, parceiros comerciais, e em especial a comunidade em geral. Este é o nosso Princípio da Transparência.

Nosso relacionamento com os diversos públicos está baseado no comportamento ético, transparente, sem preconceitos de origem, raça, gênero, etnia, cor, idade, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, garantindo um ambiente livre de constrangimento de qualquer ordem.

Na Faculdade IPEMED de Ciências Médicas a cordialidade, respeito, extraordinária eficiência, profissionalismo, honestidade, dignidade, civilidade, com todos os seus públicos é uma premissa básica que deve se pautar todo nosso comportamento.

A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas se engaja no atendimento médico gratuito à população carente, compartilhamento democrático da educação médica, pautada na ética e dedicada atenção à pessoa humana.

Oferecer um ambiente seguro, saudável e motivador para todos os colaboradores. Em contrapartida, cada colaborador deve agir de maneira justa, honesta, coerente, transparente e segura, encorajando seus colegas a agir da mesma forma no local de trabalho, observando os padrões apropriados de conduta.

O nosso ambiente será livre de qualquer favorecimento para si ou para outrem, combatendo todas as formas de desvio de conduta, denunciando sua prática.

Valorizar os conhecimentos compartilhados, a proatividade, a criatividade, a inovação, a simplicidade e a flexibilidade na busca de soluções através de estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

Promover de forma contínua a cultura do diálogo, da aproximação e do estabelecimento da verdade, visando transformar a cultura da reclamação em uma cultura de cooperação e participação.

Abrir Código de Ética

Toggle plus Toggle minus Esclarecimentos

Seguindo a orientação do Conselho Federal de Medicina, esclarecemos que os cursos de Pós-Graduação ora ofertados não são de residência médica. Todos os médicos pós graduados no Brasil, inclusive os que concluíram pós graduação na modalidade de residência médica, para serem considerados especialistas por uma sociedade médica terão, obrigatoriamente, que realizar também a prova de título das sociedades e, somente após aprovados e após registrarem o título no CRM, poderão divulgar este registro.

Os cursos de Especialização são regidos pela Resolução nº 01, de 08 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação – CNE e não se confundem com as especialidades médicas que poderão ser obtidas de acordo com as regras legais sobre o exercício das profissões na área de saúde.

Toggle plus Toggle minus Responsabilidade Social

As transformações do mundo contemporâneo têm provocado profundas reflexões no campo acadêmico e reforçado o papel estratégico que as Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham no processo de desenvolvimento das sociedades. Diante dessa realidade, a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, em consonância com sua missão e com as diretrizes nacionais para as IES, propõe-se a discutir uma política de extensão, articulada ao ensino e a pesquisa, com vistas a proporcionar a comunidade interna e externa uma formação cidadã e crítica, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano.

O documento que ora se apresenta, “Política de Extensão Universitária da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas” é o resultado do trabalho coletivo de professores e técnicos da Instituição e se configura como um texto orientador das ações extensionistas realizadas no âmbito da Faculdade.

É importante salientar que essa intervenção na realidade não visa levar a Faculdade a substituir funções de responsabilidade do Estado, mas sim construir diferentes saberes e torna-los acessíveis à população. Atualmente, estamos buscando institucionalizar esses conhecimentos e práticas, tanto do ponto de vista administrativo como acadêmico, o que implica a adoção de medidas e procedimentos padronizados.

Este texto “Política de Extensão Universitária da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas” retrata os desafios atuais colocados à extensão universitária como uma atividade-fim, integrada ao ensino e à pesquisa, conforme expressa o art. 207 da Constituição Federal/1988, que estabelece a finalidade da educação superior e destaca o papel da extensão universitária como produtora e difusora de conhecimentos. Além disso, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, Lei 10.861/ 2004) inclui a extensão como um dos parâmetros da avaliação das universidades brasileiras.

 

VEJA AQUI A POLÍTICA DE EXTENSÃO.