A busca pela cura e pelo bem estar do paciente passa não apenas pelo trabalho direto do time de médicos, enfermeiros e demais profissionais da unidade de saúde, mas também por conta do quadro de gestão em saúde, que assegure o bom funcionamento de todos os processos que envolvem o cuidado com o paciente. É aí que entra em ação o profissional com habilidades em Gestão em Saúde.
É ele ou ela o responsável por administrar recursos humanos, financeiros, sanitários e logísticos de hospitais, laboratórios de análises clínicas, policlínicas, casas de saúde para idosos, operadoras de plano de saúde e pastas de administração pública. Entre as responsabilidades deste profissional estão:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), boa parte dos investimentos em saúde no planeta - o que representa entre 20 a 40% do total investido - é mal gerenciado e desperdiçado. A gestão financeira da saúde está entre as principais causas dos desajustes do sistema, segundo o órgão. Esses problemas influenciam diretamente na saúde coletiva da população. Muito além dos recursos financeiros, é notável ainda a carência de profissionalização da gestão dos diversos equipamentos de saúde, a falta de treinamentos do pessoal, a educação continuada, aferição de qualidade, estabelecimento de metas, índices, hierarquia estabelecida, processos definidos, recursos humanos problemáticos. É neste cenário que vai atuar um profissional de Gestão em Saúde, de modo a trazer ferramentas para a profissionalização e melhoria dos índices da unidade de saúde e/ou de todo o sistema.
Médicos e demais profissionais da saúde com perfil para atividades gerenciais e boa capacidade de liderança podem seguir a carreira de Gestão em Saúde. Perfis variados de profissionais da saúde podem ocupar espaços gerenciais, entre eles:
Pessoas que conheçam em profundidade o sistema de saúde e já tenham passado por diversos setores se destacam. Indivíduos com gosto por inovação, atualização constante e bem informados, em geral, tornam-se gestores de bastante sucesso. São características desejadas para a carreira gerencial e administrativa na saúde:
Uma ótima oportunidade para quem deseja se tornar gestor na área da saúde é abrir sua própria clínica ou consultório. É necessário estudar sobre empreendedorismo, marketing, inovação, entre outras matérias, mas ter seu próprio negócio significa atender pacientes da forma que você acredita ser a melhor. Você se torna dono da sua agenda, pode oferecer o atendimento humanizado que sempre desejou e criar um espaço atrativo para o seu público-alvo. Para conciliar responsabilidades como cuidar de pacientes, gerir a clínica e ter tempo para sua família, o ideal é contar com a ajuda de inovações tecnológicas que automatizam processos e otimizam seu tempo, como um software médico. Assim, você consegue administrar seu negócio, ser uma referência em sua área de especialização e atuar na gestão em saúde com excelência.
Trata-se de uma carreira de excelente remuneração, com salários que podem chegar a R$18.000, dependendo da posição e da instituição a que o profissional estiver vinculado.
Médicos e demais profissionais da saúde que se interessam pela carreira administrativa e gerencial podem optar por uma pós-graduação em Gestão em Saúde.
O curso aborda os princípios administrativos contemporâneos, como aferir qualidade na assistência de saúde por meio de auditorias e gestão do cuidado ao paciente. Inclui ainda a gestão administrativa de uma unidade de saúde ou pasta especializada, financiamento das atividades, trabalho em equipes interdisciplinares e ao gerenciamento de inovações em saúde.
A IPEMED oferece em suas unidades pelo país o curso de pós-graduação em Gestão de Saúde em modalidade 100% digital, com aulas em momentos síncronos e assíncronos.
Quer conhecer melhor o curso? Acesse o site: Pós-graduação: Gestão em Saúde
© 2022 | IPEMED Educacional - Confira a nossa Política de Privacidade