A pós-graduação ouro vem ganhando cada vez mais espaço no leque de opções oferecidas aos médicos que buscam uma formação de altíssimo nível na especialização. Mas, afinal, o que é essa modalidade de ensino?
Entenda a pós-graduação ouro
A pós-graduação ouro é uma modalidade de ensino lato sensu em formato de especialização destinada a médicos. Sua característica principal é o foco na aprendizagem prática realizada em ambientes profissionais reais e a capacitação do aluno para realização de prova de título de especialista na sua área após o final do curso.
Essa especialização tem o nome “ouro” justamente por reunir, em um mesmo curso, o melhor de todas as outras modalidades: aulas práticas com profissionais altamente qualificados e experientes, aulas teóricas com docentes de excelência reconhecida, sendo assim considerada o “padrão ouro” da especialização médica.
Como é o período de estudos?
A modalidade ouro da pós-graduação tem, em geral, duração média de 3 anos e carga horária que fica em torno de 8.600 horas. As aulas práticas, em ambientes hospitalares e ambulatoriais, representam 80% do total do curso.
O aluno pode, por exemplo, ter aulas em hospitais reais em pleno funcionamento, de modo a permitir uma experiência de imersão completa em instituições de saúde referências em suas áreas.
A quantidade de horas de aulas teóricas e práticas da pós-graduação ouro é pensada justamente para cumprir o requisito de carga horária das principais associações médicas. Por isso, ao final do curso, o aluno formado pode realizar da prova de título de especialista
A quem se destina
A pós-graduação do tipo ouro é indicada para médicos experientes ou recém-formados que buscam uma especialização de alta qualidade e com foco no aprendizado prático. É recomendado, sobretudo, para médicos que pretendem obter o título de especialista junto à associação médica da sua área por meio da realização de prova de título.