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Sobre o curso

Considerando que Belo Horizonte, segundo Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE (PNAD 2010), é a sexta capital brasileira mais populosa do Brasil, e que ela se insere em um estado com rica rede de hospitais e clínicas que contam com equipamentos de radiologia, é indispensável que haja instituições de ensino superior que formem profissionais capacitados para operar esses equipamentos. A necessidade acentua-se, visto que Belo Horizonte é cidade polo para a qual se destinam centenas de milhares de pessoas advindas das mais diversas regiões do estado e do país na busca de melhores condições de estudo, de trabalho e de saúde. Cursos para a formação de Tecnólogos em Radiologia justificam-se também pelo fato de sua população, não diferente do que ocorre no restante do país, estar envelhecendo, o que demanda maior volume de exames diagnósticos e de profissionais capacitados para realizá-los.Uma vez que a especialidade Radioterápica é considerada uma das mais importantes no tratamento oncológico, a busca de profissionais qualificados em Tecnologia em Radiologia encontra uma resposta positiva no mercado de trabalho. Esses profissionais desempenham importantes atribuições preconizadas por órgãos nacionais e internacionais, desde a execução dos tratamentos prescritos ao delineamento de estruturas anatômicas indispensáveis para o planejamento radioterápico, até o conjunto de aplicações radiológicas voltadas para o tratamento de neoplasias. Além disso, a Medicina Nuclear confere aos tecnólogos, grandes responsabilidades no manejo dos radioisótopos, essenciais à prática clínica.A crescente necessidade do mercado de trabalho em oferecer serviços de qualidade, com profissionais capazes de interagir com o cliente/paciente e de proporcionar satisfação no atendimento, demanda das Instituições de Ensino Superior (IES) a oferta de cursos atualizados e competitivos.Atualmente, nos diversos setores industriais, há uma necessidade cada vez maior de profissionais qualificados que, para exercerem a profissão, necessitam ser submetidos a processos de qualificação e certificação por órgãos independentes. Nesse aspecto, há de se ressaltar que a região metropolitana de Belo Horizonte, assim como parte significativa do estado de Minas Gerais têm a indústria como um de seus eixos econômicos, de modo que o Tecnólogo em Radiologia tem excelentes oportunidades no mercado de trabalho, bem como novas possibilidades de ampliação de sua área de atuação, já que novas tecnologias são recorrentemente incorporadas a processos de produção. Os mercados que estão surgindo, com a disseminação de novas técnicas e oportunidades, para a utilização das radiações em atividades que geram benefícios para a sociedade, tais como, a irradiação de alimentos e a esterilização de produtos médico-hospitalares, dentre outras, também se apresentam como oportunidades de atuação para um profissional com o perfil de formação do Tecnólogo.

Mercado de Trabalho

O trabalhador da área de saúde é um profissional diferenciado perante o mercado de trabalho, uma vez que lida com vidas. Portanto, é considerado um profissional de grande necessidade na sociedade, que se encontra carente de atendimento humanizado de qualidade. A insatisfação com a educação profissional do trabalhador da área de saúde é algo que não pode passar despercebido; devido a isso, o ensino de qualidade é um motivador para a constante atualização do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia desta Instituição.O PPC visa à formação de um profissional Tecnólogo em Radiologia atualizado em relação às constantes demandas do mercado de trabalho, por isso a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas aprimora, continuamente, seu currículo. Esse aprimoramento tem como objetivo a redução da distância entre os conhecimentos e as habilidades identificadas no perfil dos Tecnólogos em Radiologia, da evolução científica e tecnológica das últimas décadas e dos aspectos comportamentais da sociedade.A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas oferece um curso de alta qualidade, com infraestrutura adequada, currículos significativos, e ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades. Para que essa formação profissional seja possível, a Instituição conta com um corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional nas diversas áreas de atuação do Tecnólogo em Radiologia. Além disso, a Faculdade mantém convênios e parceiras com diversas empresas do segmento de Radiologia para oferecer estágios supervisionados, com o objetivo de formar um profissional que seja capaz de atender, de maneira imediata, as demandas do mercado de trabalho.

Conheça a coordenadora da Graduação em Radiologia

Profa. Edna Carla da Silva Batista

Doutora e Mestra em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Especialista em Proteção Radiológica pela Universidade Fumec.
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde.
Graduada em Tecnologia em Radiologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet).

Objetivo Geral

O Projeto Pedagógico do Curso da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas tem como objetivo geral proporcionar a formação de um profissional de nível tecnológico, empreendedor, capaz de operar equipamentos emissores de radiação ionizante e não-ionizante em diferentes áreas de atuação técnica específica, tendo em vista as normas nacionais e internacionais de proteção radiológica, com atenção às demandas regionais, conhecimentos, técnicas e métodos emergentes.

Objetiva-se, ainda, que o profissional formado dentro das diretrizes deste projeto pedagógico seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, lidar com clientes, acompanhantes, equipes médicas, administrativas, manutenção e fornecedores. Frente a esses objetivos, os profissionais formados pela IPEMED deverão apresentar os conhecimentos necessários:1) à qualidade no atendimento humanizado;

2) à realização de procedimentos de controle;
3) ao gerenciamento da qualidade dos serviços de radiologia em geral;
4) ao entendimento e aplicação da legislação vigente no país a respeito do funcionamento de serviços de Radiodiagnóstico por Imagem (humano e veterinário), Radiologia Odontológica, Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiografia Industrial, com atenção a conhecimentos, métodos.

O profissional formado pela IPEMED deverá ater-se a técnicas emergentes e à necessidade de capacitar-se para delas se apropriar.

Conheça a Estrutura

Acesso ao curso
Certificação
Duração
Horário das Aulas
Local
Bolsas, descontos e financiamentos
Matriz Curricular
Estágios
Iniciação Científica
Programas de apoio ao discente

Grade Curricular

Período

Componentes Curriculares

Carga Horária (h/a)

1° 2021-1

Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia I

Técnicas para incidências radiológicas I

Fundamentos matemáticos

Português instrumental

Carga horária total – 1º Período

120

120

80

80

400

Período

Componentes Curriculares

Carga Horária (h/a)

2° 2021-2

Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia II

Técnicas para incidências radiológicas II

Física aplicada à radiologia

Metodologia do trabalho científico

Carga horária total – 2º Período

120

120

80

80

400

Baixe aqui a Grade Completa

Diploma Digital

Uma nova forma de receber e acessar o seu diploma !

Em abril de 2018, o Ministério da Educação determinou que todas as instituições de ensino superior do Brasil devem se adaptar para emitir o diploma dos alunos em formato digital, através da Portaria nº 330. A digitalização da educação segue uma tendência mundial, de trazer cada vez mais tecnologias e aprimorar o ensino.

Mas, na prática, como vou receber o meu diploma?

Não haverá mudança alguma na colação de grau, ou seja, a cerimônia continua exatamente como é atualmente. Porém, o aluno formado não receberá mais o seu diploma em papel, e sim um link, via e-mail, que o encaminhará para uma página onde poderá baixar dois arquivos: o PDF do diploma assinado e validado digitalmente, de acordo com a legislação, e um arquivo do tipo XML, que conterá os dados pessoais que comprovam que o aluno finalizou seu curso.O PDF do diploma terá o mesmo layout e conterá as mesmas informações que existem hoje no diploma em papel, acrescidos de um QR Code que possibilitará o acesso para a página da IES, onde esse diploma pode ser validado por qualquer pessoa que o receber (empresas, faculdades, etc).

Posso imprimir o PDF do meu diploma?

Pela legislação vigente, documentos emitidos e assinados por via digital são válidos somente em âmbito digital, ou seja, a simples impressão do PDF não garante a validade do diploma em âmbito digital. Porém, através dessa impressão, você pode ler o QR Code e ter acesso à versão digital do diploma, que é a versão válida.No entanto, há uma maneira de tornar a sua via física válida: através da autenticação em cartório. Ao levar o seu diploma impresso ao cartório, o tabelião dará fé de que o seu diploma físico é exatamente igual ao digital, através do acesso ao link do QR Code, e então fará a autenticação do papel.Assim, você tem duas opções quando precisar entregar o diploma a alguma empresa, faculdade, etc.: enviar o PDF do diploma por via digital (e-mail ou plataformas digitais), ou imprimir e autenticar em cartório para entregar a via física

Eu ainda posso solicitar o meu diploma em papel moeda?

A partir da disponibilização do diploma digital, pela legislação, não será mais possível entregar o diploma ao aluno em papel moeda, já que, como dito anteriormente, ele não terá mais validade.

E onde posso validar o meu diploma digital?
O seu diploma digital pode ser validado pelo link: https://diplomas.afya.com.br/  

Mas afinal, qual a vantagem do diploma digital?

A primeira e maior vantagem do diploma digital diz respeito à segurança das informações, uma vez que sua emissão passa por processos de checagem e inclusão de artefatos virtuais que garantem a integridade e dificultam fraudes.Outra vantagem é a perenidade desse documento, já que, uma vez em âmbito digital, não será possível perde-lo e nem necessária a emissão de uma segunda via: ele sempre estará disponível para download.

É a tecnologia a favor da educação !

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Conheça o nosso corpo docente

Prof. Arnie Verde Nolasco

Doutor e Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Prof. Danilo Vasconcelos

Pós-doutor em Ciências e Técnicas Nucleares – Aplicações das Radiações, Radioproteção e Instrumentação Nuclear, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutor em Análises Químicas, pelo Institut des Sciences Analytiques (ISA), França. Doutor e Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Ciências Biológicas, com ênfase em biomédicas, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Prof. Edson Lago

Mestre em Educação, pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Especialista em Saúde Mental e Clínica, pelo Centro Universitário Newton Paiva. Graduado em Psicologia, pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Prof. Leandro Vieira

Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Microfabricação de circuitos integrados e especialista em física-médica, pela Escola Politécnica de Zurique na Suíça. Graduação em Física Bacharelado, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha atualmente no setor de radioproteção e imagenologia da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, na diretoria de vigilância em serviços de saúde.

Profa. Christiana Ribeiro

Doutorado em andamento em Ciências da Saúde, pelo Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz/MG). Mestra em Patologia Geral, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Ciências Biológicas e Fisioterapia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Profa. Edna Batista

Doutora e Mestra em Ciências e Técnicas Nucleares, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Proteção Radiológica, ênfase em Raios X, pela Universidade Fumec. Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pela Universidade Vale do Rio Verde. Graduada em Tecnologia em Radiologia, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet)

Profa. Fernanda de Almeida

Especialista em Docência Superior, pela Universidade Gama Filho. Graduada em Tecnologia em Radiologia, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet)

Profa. Kátia Figueiredo e Silva

Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais, pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN). Especialização em Auditoria e Gestão da Qualidade Aplicada à Saúde, pelo Centro Universitário UNA. Graduação em Radiologia, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet)

Profa. Luiza Lanari

Mestre em Literaturas de Língua Inglesa, na área de Literatura Afroamericana, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Graduação em Abi – Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Profa. Maria Aparecida de Araújo

Mestre em Letras/Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Prepes, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Profa. Maíra Tomayno

Doutora em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)