Considerando que Belo Horizonte, segundo Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE (PNAD 2010), é a sexta capital brasileira mais populosa do Brasil, e que ela se insere em um estado com rica rede de hospitais e clínicas que contam com equipamentos de radiologia, é indispensável que haja instituições de ensino superior que formem profissionais capacitados para operar esses equipamentos. A necessidade acentua-se, visto que Belo Horizonte é cidade polo para a qual se destinam centenas de milhares de pessoas advindas das mais diversas regiões do estado e do país na busca de melhores condições de estudo, de trabalho e de saúde. Cursos para a formação de Tecnólogos em Radiologia justificam-se também pelo fato de sua população, não diferente do que ocorre no restante do país, estar envelhecendo, o que demanda maior volume de exames diagnósticos e de profissionais capacitados para realizá-los.
Uma vez que a especialidade Radioterápica é considerada uma das mais importantes no tratamento oncológico, a busca de profissionais qualificados em Tecnologia em Radiologia encontra uma resposta positiva no mercado de trabalho. Esses profissionais desempenham importantes atribuições preconizadas por órgãos nacionais e internacionais, desde a execução dos tratamentos prescritos ao delineamento de estruturas anatômicas indispensáveis para o planejamento radioterápico, até o conjunto de aplicações radiológicas voltadas para o tratamento de neoplasias. Além disso, a Medicina Nuclear confere aos tecnólogos, grandes responsabilidades no manejo dos radioisótopos, essenciais à prática clínica.
A crescente necessidade do mercado de trabalho em oferecer serviços de qualidade, com profissionais capazes de interagir com o cliente/paciente e de proporcionar satisfação no atendimento, demanda das Instituições de Ensino Superior (IES) a oferta de cursos atualizados e competitivos.
Atualmente, nos diversos setores industriais, há uma necessidade cada vez maior de profissionais qualificados que, para exercerem a profissão, necessitam ser submetidos a processos de qualificação e certificação por órgãos independentes. Nesse aspecto, há de se ressaltar que a região metropolitana de Belo Horizonte, assim como parte significativa do estado de Minas Gerais têm a indústria como um de seus eixos econômicos, de modo que o Tecnólogo em Radiologia tem excelentes oportunidades no mercado de trabalho, bem como novas possibilidades de ampliação de sua área de atuação, já que novas tecnologias são recorrentemente incorporadas a processos de produção. Os mercados que estão surgindo, com a disseminação de novas técnicas e oportunidades, para a utilização das radiações em atividades que geram benefícios para a sociedade, tais como, a irradiação de alimentos e a esterilização de produtos médico-hospitalares, dentre outras, também se apresentam como oportunidades de atuação para um profissional com o perfil de formação do Tecnólogo.
O trabalhador da área de saúde é um profissional diferenciado perante o mercado de trabalho, uma vez que lida com vidas. Portanto, é considerado um profissional de grande necessidade na sociedade, que se encontra carente de atendimento humanizado de qualidade. A insatisfação com a educação profissional do trabalhador da área de saúde é algo que não pode passar despercebido; devido a isso, o ensino de qualidade é um motivador para a constante atualização do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia desta Instituição.
O PPC visa à formação de um profissional Tecnólogo em Radiologia atualizado em relação às constantes demandas do mercado de trabalho, por isso a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas aprimora, continuamente, seu currículo. Esse aprimoramento tem como objetivo a redução da distância entre os conhecimentos e as habilidades identificadas no perfil dos Tecnólogos em Radiologia, da evolução científica e tecnológica das últimas décadas e dos aspectos comportamentais da sociedade.
A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas oferece um curso de alta qualidade, com infraestrutura adequada, currículos significativos, e ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades. Para que essa formação profissional seja possível, a Instituição conta com um corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional nas diversas áreas de atuação do Tecnólogo em Radiologia. Além disso, a Faculdade mantém convênios e parceiras com diversas empresas do segmento de Radiologia para oferecer estágios supervisionados, com o objetivo de formar um profissional que seja capaz de atender, de maneira imediata, as demandas do mercado de trabalho.
O Projeto Pedagógico do Curso da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas tem como objetivo geral proporcionar a formação de um profissional de nível tecnológico, empreendedor, capaz de operar equipamentos emissores de radiação ionizante e não-ionizante em diferentes áreas de atuação técnica específica, tendo em vista as normas nacionais e internacionais de proteção radiológica, com atenção às demandas regionais, conhecimentos, técnicas e métodos emergentes.
Objetiva-se, ainda, que o profissional formado dentro das diretrizes deste projeto pedagógico seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, lidar com clientes, acompanhantes, equipes médicas, administrativas, manutenção e fornecedores. Frente a esses objetivos, os profissionais formados pela IPEMED deverão apresentar os conhecimentos necessários:
1) à qualidade no atendimento humanizado;
2) à realização de procedimentos de controle;
3) ao gerenciamento da qualidade dos serviços de radiologia em geral;
4) ao entendimento e aplicação da legislação vigente no país a respeito do funcionamento de serviços de Radiodiagnóstico por Imagem (humano e veterinário), Radiologia Odontológica, Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiografia Industrial, com atenção a conhecimentos, métodos.
O profissional formado pela IPEMED deverá ater-se a técnicas emergentes e à necessidade de capacitar-se para delas se apropriar.
Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e ter sido aprovado no processo seletivo da instituição.
O curso confere Diploma Superior em Tecnologia em Radiologia, conforme reconhecimento MEC – Portaria Nº 582 de 07/Out/2016 – D.O.U.
3 anos
De segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 22h40, com aulas eventuais aos sábados.
Av. do Contorno 2.073, Floresta – Belo Horizonte/MG
• Graduação em Radiologia :
Política de Descontos Graduação 2019
• Bolsa EducaMais :
Site EducaMais
• Bolsa 90% de Desconto :
Regulamento Bolsa 90% Desconto
• Bolsas dos Sindicatos SAAE e SINPRO :
Política de Descontos Graduação 2019
• Bolsas de Parceiros :
Política de Descontos Graduação 2019
• Bolsas Socioeconômica :
Regulamento Bolsa SocioEconomica
• Financiamento Estudantil :
Regulamento do parcelamento do valor do curso de Radiologia
O Curso de Graduação em Tecnologia, com 3.490 horas é estruturado em seis semestres.
Clique e conheça nossa matriz curricular.
O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática os conteúdos acadêmicos, propiciando, desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida. Por meio de convênios e parcerias em serviços que possuam atividades relacionadas ao perfil profissional do Tecnólogo em Radiologia, é possível proporcionar aos discentes os instrumentos de preparação para inserção no mercado de trabalho.
O Programa de Iniciação Científica visa colocar os alunos em contato com grupos/linhas de pesquisa que investigam aspectos relacionados às ciências das radiações. Este programa estimula a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
PAPES – Política de atendimento a pessoa com deficiência
A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas entende a inclusão como um processo que facilita a remoção das barreiras que sustentam qualquer tipo de exclusão e fomenta mudanças no paradigma, ao assegurar o acesso de pessoas com necessidades específicas no ambiente escolar. Fundamentados na atenção à diversidade e no direito de todos à educação, desenvolvemos a Política de atendimento a pessoa com deficiência (PAPES), um programa que visa à promoção de um ambiente de aprendizagem digno e em conformidade com as leis e normativas especificas à inclusão. O PAPES atende alunos, professores e funcionários, buscando resolver problemas referentes aos relacionamentos interpessoais e ao processo de ensino e aprendizagem; o programa abrange demandas escolares (dificuldade de aprendizagem e concentração), conflitos pessoais/emocionais, de relacionamento interpessoal (aluno e professor) e familiar, conflitos relacionados ao trabalho e problemas relacionados à saúde física e mental.
PIN – Programa Institucional de Nivelamento
O Programa Institucional de Nivelamento (PIN) é um programa de suporte pedagógico aos acadêmicos ingressantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Por meio da adoção de métodos pedagógicos que permitem o resgate dos conteúdos não assimilados pelo estudante advindo do ensino médio, a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas promove a oportunidade de o aprendiz revisar e/ou (re)aprender conhecimentos de português e matemática, que são essenciais a um aprendizado profícuo no Ensino Superior. Por meio do programa, a instituição proporciona a equalização de saberes e capacita o estudante ingressante a superar dificuldades de aprendizagem, em relação às noções básicas da língua portuguesa e da matemática, conhecimentos essenciais ao desenvolvimento do aprendiz durante o curso.
PAE – Política de Acompanhamento de Egressos
A política de egressos da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas está calcada na possibilidade de potencializar competências e habilidades em prol do desenvolvimento qualitativo da oferta educacional que oferece. Para a Instituição, o acompanhamento de egressos é considerado uma condição fundamental para a construção de indicadores e políticas que possibilitem o aprimoramento das ações institucionais, tanto acadêmicas, como comunitárias. Por isso, o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) pretende conhecer a opinião dos egressos acerca da formação acadêmica recebida e monitorar a inserção desses no mercado de trabalho, buscando, dessa forma, melhorar a qualidade das ações institucionais, seja com relação ao ensino na Graduação e às práticas na área de Extensão e Pós-graduação ou em outras atividades que fazem parte do portfólio da Faculdade IPEMED.
PEC – Programa de Extensão à Comunidade
A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas reconhece seu papel enquanto instituição de ensino e propõe ações para atender demandas sociais e proporcionar à comunidade acadêmica, por meio de instituições parceiras, ações sociais como instrumento de apoio às iniciativas de promoção e desenvolvimento social, econômico e cultural.
Período | Componentes Curriculares | Carga Horária (h/a) |
---|---|---|
1° 2021-1 |
Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia I | 120 |
Técnicas para incidências radiológicas I | 120 | |
Fundamentos matemáticos | 80 | |
Português instrumental | 80 | |
Carga horária total – 1º Período | 400 | |
2° 2021-2 |
Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia II | 120 |
Técnicas para incidências radiológicas II | 120 | |
Física aplicada à radiologia | 80 | |
Metodologia do trabalho científico | 80 | |
Carga horária total – 2º Período | 400 | |
3° 2022-1 |
Técnicas para incidências radiológicas III | 120 |
Radioproteção e dosimetria | 120 | |
Radiologia odontológica | 80 | |
Prática hospitalar e políticas de saúde | 80 | |
Carga horária total – 3º Período | 400 | |
4° 2022-2 |
Tomografia computadorizada | 80 |
Radioterapia | 80 | |
Mamografia e densitometria óssea | 80 | |
Garantia da qualidade em diagnóstico por imagem | 80 | |
Direitos Humanos e relações étnico-racionais (EAD) | 80 | |
Carga horária total – 4º Período | 400 | |
5° 2023-1 |
Fundamentos em computação e radiologia digital | 120 |
Gestão da informação, projetos e serviços aplicados à Radiologia |
120 | |
Tecnologia em medicina nuclear | 80 | |
Marketing Pessoal (EAD) | 80 | |
Carga horária total – 5º Período | 400 | |
6° 2023-2 |
Radiologia veterinária | 80 |
Gestão e Empreendedorismo (EAD) | 80 | |
Ressonância magnética | 80 | |
Tecnologia em radiologia industria | 80 | |
Tópicos especiais | 80 | |
Carga horária total – 6º Período | 400 | |
TCC – Trabalho de conclusão de curso | 40 | |
Libras (Optativa) | 40 | |
Carga horária total – 6º Período + TCC + Libras | 480 | |
Total | 2480 | |
5° e/ou 6° | Estado supervisionado | 488 |
Todos | Atividade complementares | 122 |
Carga horária total do Curso Superior de Tecnologia em radiologia (HORA AULA) | 3490 |