Considerando que Belo Horizonte, segundo Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE (PNAD 2010), é a sexta capital brasileira mais populosa do Brasil, e que ela se insere em um estado com rica rede de hospitais e clínicas que contam com equipamentos de radiologia, é indispensável que haja instituições de ensino superior que formem profissionais capacitados para operar esses equipamentos. A necessidade acentua-se, visto que Belo Horizonte é cidade polo para a qual se destinam centenas de milhares de pessoas advindas das mais diversas regiões do estado e do país na busca de melhores condições de estudo, de trabalho e de saúde. Cursos para a formação de Tecnólogos em Radiologia justificam-se também pelo fato de sua população, não diferente do que ocorre no restante do país, estar envelhecendo, o que demanda maior volume de exames diagnósticos e de profissionais capacitados para realizá-los.Uma vez que a especialidade Radioterápica é considerada uma das mais importantes no tratamento oncológico, a busca de profissionais qualificados em Tecnologia em Radiologia encontra uma resposta positiva no mercado de trabalho. Esses profissionais desempenham importantes atribuições preconizadas por órgãos nacionais e internacionais, desde a execução dos tratamentos prescritos ao delineamento de estruturas anatômicas indispensáveis para o planejamento radioterápico, até o conjunto de aplicações radiológicas voltadas para o tratamento de neoplasias. Além disso, a Medicina Nuclear confere aos tecnólogos, grandes responsabilidades no manejo dos radioisótopos, essenciais à prática clínica.A crescente necessidade do mercado de trabalho em oferecer serviços de qualidade, com profissionais capazes de interagir com o cliente/paciente e de proporcionar satisfação no atendimento, demanda das Instituições de Ensino Superior (IES) a oferta de cursos atualizados e competitivos.Atualmente, nos diversos setores industriais, há uma necessidade cada vez maior de profissionais qualificados que, para exercerem a profissão, necessitam ser submetidos a processos de qualificação e certificação por órgãos independentes. Nesse aspecto, há de se ressaltar que a região metropolitana de Belo Horizonte, assim como parte significativa do estado de Minas Gerais têm a indústria como um de seus eixos econômicos, de modo que o Tecnólogo em Radiologia tem excelentes oportunidades no mercado de trabalho, bem como novas possibilidades de ampliação de sua área de atuação, já que novas tecnologias são recorrentemente incorporadas a processos de produção. Os mercados que estão surgindo, com a disseminação de novas técnicas e oportunidades, para a utilização das radiações em atividades que geram benefícios para a sociedade, tais como, a irradiação de alimentos e a esterilização de produtos médico-hospitalares, dentre outras, também se apresentam como oportunidades de atuação para um profissional com o perfil de formação do Tecnólogo.
O trabalhador da área de saúde é um profissional diferenciado perante o mercado de trabalho, uma vez que lida com vidas. Portanto, é considerado um profissional de grande necessidade na sociedade, que se encontra carente de atendimento humanizado de qualidade. A insatisfação com a educação profissional do trabalhador da área de saúde é algo que não pode passar despercebido; devido a isso, o ensino de qualidade é um motivador para a constante atualização do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia desta Instituição.O PPC visa à formação de um profissional Tecnólogo em Radiologia atualizado em relação às constantes demandas do mercado de trabalho, por isso a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas aprimora, continuamente, seu currículo. Esse aprimoramento tem como objetivo a redução da distância entre os conhecimentos e as habilidades identificadas no perfil dos Tecnólogos em Radiologia, da evolução científica e tecnológica das últimas décadas e dos aspectos comportamentais da sociedade.A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas oferece um curso de alta qualidade, com infraestrutura adequada, currículos significativos, e ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades. Para que essa formação profissional seja possível, a Instituição conta com um corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional nas diversas áreas de atuação do Tecnólogo em Radiologia. Além disso, a Faculdade mantém convênios e parceiras com diversas empresas do segmento de Radiologia para oferecer estágios supervisionados, com o objetivo de formar um profissional que seja capaz de atender, de maneira imediata, as demandas do mercado de trabalho.
Doutora e Mestra em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Especialista em Proteção Radiológica pela Universidade Fumec.
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde.
Graduada em Tecnologia em Radiologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet).
O Projeto Pedagógico do Curso da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas tem como objetivo geral proporcionar a formação de um profissional de nível tecnológico, empreendedor, capaz de operar equipamentos emissores de radiação ionizante e não-ionizante em diferentes áreas de atuação técnica específica, tendo em vista as normas nacionais e internacionais de proteção radiológica, com atenção às demandas regionais, conhecimentos, técnicas e métodos emergentes.
Objetiva-se, ainda, que o profissional formado dentro das diretrizes deste projeto pedagógico seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, lidar com clientes, acompanhantes, equipes médicas, administrativas, manutenção e fornecedores. Frente a esses objetivos, os profissionais formados pela IPEMED deverão apresentar os conhecimentos necessários:1) à qualidade no atendimento humanizado;
2) à realização de procedimentos de controle;
3) ao gerenciamento da qualidade dos serviços de radiologia em geral;
4) ao entendimento e aplicação da legislação vigente no país a respeito do funcionamento de serviços de Radiodiagnóstico por Imagem (humano e veterinário), Radiologia Odontológica, Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiografia Industrial, com atenção a conhecimentos, métodos.
O profissional formado pela IPEMED deverá ater-se a técnicas emergentes e à necessidade de capacitar-se para delas se apropriar.
Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e ter sido aprovado no processo seletivo da instituição.
O curso confere Diploma Superior em Tecnologia em Radiologia, conforme reconhecimento MEC – Portaria Nº 582 de 07/Out/2016 – D.O.U.
3 anos
De segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 22h40, com aulas eventuais aos sábados.
Av. do Contorno 2.073, Floresta – Belo Horizonte/MG
• Graduação em Radiologia :
Política de Descontos Graduação 2019
• Bolsa EducaMais :
Site EducaMais
• Bolsa 90% de Desconto :
Regulamento Bolsa 90% Desconto
• Bolsas dos Sindicatos SAAE e SINPRO :
Política de Descontos Graduação 2019
• Bolsas de Parceiros :
Política de Descontos Graduação 2019
• Bolsas Socioeconômica :
Regulamento Bolsa Socioeconomica
• Financiamento Estudantil :
Regulamento do parcelamento do valor do curso de Radiologia
O Curso de Graduação em Tecnologia, com 3.490 horas é estruturado em seis semestres.
Clique e conheça nossa matriz curricular.
O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática os conteúdos acadêmicos, propiciando, desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida. Por meio de convênios e parcerias em serviços que possuam atividades relacionadas ao perfil profissional do Tecnólogo em Radiologia, é possível proporcionar aos discentes os instrumentos de preparação para inserção no mercado de trabalho.
O Programa de Iniciação Científica visa colocar os alunos em contato com grupos/linhas de pesquisa que investigam aspectos relacionados às ciências das radiações. Este programa estimula a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Edital: Abertura de Inscrições para Iniciação Científica
Retificação do Edital para a seleção de candidatos à bolsa do programa institucional da iniciação científica
Edital: Rematrícula 2022.1
Edital: Processo Seletivo Curso Superior de Tecnologia em Radiologia 2019
PAPES – Política de atendimento a pessoa com deficiência
A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas entende a inclusão como um processo que facilita a remoção das barreiras que sustentam qualquer tipo de exclusão e fomenta mudanças no paradigma, ao assegurar o acesso de pessoas com necessidades específicas no ambiente escolar. Fundamentados na atenção à diversidade e no direito de todos à educação, desenvolvemos a Política de atendimento a pessoa com deficiência (PAPES), um programa que visa à promoção de um ambiente de aprendizagem digno e em conformidade com as leis e normativas especificas à inclusão. O PAPES atende alunos, professores e funcionários, buscando resolver problemas referentes aos relacionamentos interpessoais e ao processo de ensino e aprendizagem; o programa abrange demandas escolares (dificuldade de aprendizagem e concentração), conflitos pessoais/emocionais, de relacionamento interpessoal (aluno e professor) e familiar, conflitos relacionados ao trabalho e problemas relacionados à saúde física e mental.
PIN – Programa Institucional de Nivelamento
O Programa Institucional de Nivelamento (PIN) é um programa de suporte pedagógico aos acadêmicos ingressantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Por meio da adoção de métodos pedagógicos que permitem o resgate dos conteúdos não assimilados pelo estudante advindo do ensino médio, a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas promove a oportunidade de o aprendiz revisar e/ou (re)aprender conhecimentos de português e matemática, que são essenciais a um aprendizado profícuo no Ensino Superior. Por meio do programa, a instituição proporciona a equalização de saberes e capacita o estudante ingressante a superar dificuldades de aprendizagem, em relação às noções básicas da língua portuguesa e da matemática, conhecimentos essenciais ao desenvolvimento do aprendiz durante o curso.
PAE – Política de Acompanhamento de Egressos
A política de egressos da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas está calcada na possibilidade de potencializar competências e habilidades em prol do desenvolvimento qualitativo da oferta educacional que oferece. Para a Instituição, o acompanhamento de egressos é considerado uma condição fundamental para a construção de indicadores e políticas que possibilitem o aprimoramento das ações institucionais, tanto acadêmicas, como comunitárias. Por isso, o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) pretende conhecer a opinião dos egressos acerca da formação acadêmica recebida e monitorar a inserção desses no mercado de trabalho, buscando, dessa forma, melhorar a qualidade das ações institucionais, seja com relação ao ensino na Graduação e às práticas na área de Extensão e Pós-graduação ou em outras atividades que fazem parte do portfólio da Faculdade IPEMED.
PEC – Programa de Extensão à Comunidade
A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas reconhece seu papel enquanto instituição de ensino e propõe ações para atender demandas sociais e proporcionar à comunidade acadêmica, por meio de instituições parceiras, ações sociais como instrumento de apoio às iniciativas de promoção e desenvolvimento social, econômico e cultural.
Componentes Curriculares
Carga Horária (h/a)
Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia I
Técnicas para incidências radiológicas I
Fundamentos matemáticos
Português instrumental
Carga horária total – 1º Período
120
120
80
80
400
Componentes Curriculares
Carga Horária (h/a)
Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia II
Técnicas para incidências radiológicas II
Física aplicada à radiologia
Metodologia do trabalho científico
Carga horária total – 2º Período
120
120
80
80
400
Uma nova forma de receber e acessar o seu diploma !
Em abril de 2018, o Ministério da Educação determinou que todas as instituições de ensino superior do Brasil devem se adaptar para emitir o diploma dos alunos em formato digital, através da Portaria nº 330. A digitalização da educação segue uma tendência mundial, de trazer cada vez mais tecnologias e aprimorar o ensino.
Mas, na prática, como vou receber o meu diploma?
Não haverá mudança alguma na colação de grau, ou seja, a cerimônia continua exatamente como é atualmente. Porém, o aluno formado não receberá mais o seu diploma em papel, e sim um link, via e-mail, que o encaminhará para uma página onde poderá baixar dois arquivos: o PDF do diploma assinado e validado digitalmente, de acordo com a legislação, e um arquivo do tipo XML, que conterá os dados pessoais que comprovam que o aluno finalizou seu curso.O PDF do diploma terá o mesmo layout e conterá as mesmas informações que existem hoje no diploma em papel, acrescidos de um QR Code que possibilitará o acesso para a página da IES, onde esse diploma pode ser validado por qualquer pessoa que o receber (empresas, faculdades, etc).
Posso imprimir o PDF do meu diploma?
Pela legislação vigente, documentos emitidos e assinados por via digital são válidos somente em âmbito digital, ou seja, a simples impressão do PDF não garante a validade do diploma em âmbito digital. Porém, através dessa impressão, você pode ler o QR Code e ter acesso à versão digital do diploma, que é a versão válida.No entanto, há uma maneira de tornar a sua via física válida: através da autenticação em cartório. Ao levar o seu diploma impresso ao cartório, o tabelião dará fé de que o seu diploma físico é exatamente igual ao digital, através do acesso ao link do QR Code, e então fará a autenticação do papel.Assim, você tem duas opções quando precisar entregar o diploma a alguma empresa, faculdade, etc.: enviar o PDF do diploma por via digital (e-mail ou plataformas digitais), ou imprimir e autenticar em cartório para entregar a via física
Eu ainda posso solicitar o meu diploma em papel moeda?
A partir da disponibilização do diploma digital, pela legislação, não será mais possível entregar o diploma ao aluno em papel moeda, já que, como dito anteriormente, ele não terá mais validade.
E onde posso validar o meu diploma digital?
O seu diploma digital pode ser validado pelo link: https://diplomas.afya.com.br/
Mas afinal, qual a vantagem do diploma digital?
A primeira e maior vantagem do diploma digital diz respeito à segurança das informações, uma vez que sua emissão passa por processos de checagem e inclusão de artefatos virtuais que garantem a integridade e dificultam fraudes.Outra vantagem é a perenidade desse documento, já que, uma vez em âmbito digital, não será possível perde-lo e nem necessária a emissão de uma segunda via: ele sempre estará disponível para download.
É a tecnologia a favor da educação !