Aperfeiçoar-se em dor com excelência na prática.
O curso de Aperfeiçoamento Prático em Clínica da Dor, da IPEMED, visa qualificar médicos para atuarem em Clínica da Dor, na identificação, diagnóstico, condutas terapêuticas, propostas reabilitativas e preventivas das principais síndromes dolorosas, fundamentando-se nos conhecimentos desenvolvidos no Brasil e no mundo, a fim de capacitá-los para o trabalho em equipe interdisciplinar.
Você terá um conjunto amplo de conhecimentos e práticas para instrumentalizar e enriquecer suas qualificações profissionais nesta área.
Na Medicina da Dor, os profissionais colaboram para proporcionar maior bem-estar e melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos com sintomas ou patologias álgicas. Nesta perspectiva, o Curso de Aperfeiçoamento Prático em Clínica da Dor, da IPEMED, pretende preencher a lacuna existente de pessoal qualificado e a carência de profissionais qualificados para a atuação eficaz em Clínica da Dor, bem como favorecer o avanço de estudos epidemiológicos que permitam aumentar o grau de certeza classificatória e diagnóstica. Em atividades práticas 100% presenciais, este curso proporcionará a vivência da rotina dos ambulatórios de tratamento aos pacientes com dor, conhecimentos técnicos com alta tecnologia e o aprendizado de interpretação de exames de imagem. Nossas preceptorias são realizadas por profissionais altamente capacitados, com larga experiência em Clínica da Dor, e metodologias ativas que dão protagonismo aos estudantes, permitindo assim uma sólida e significativa aprendizagem.
O profissional de medicina com pós-graduação em dor pode trabalhar com toda e qualquer especialidade médica, em várias esferas: ambulatorial, hospitalar, em consultório específico para queixas álgicas, em consultório de especialidades médicas distintas, em pronto-atendimento, bloco cirúrgico e enfermaria. A rotina na área de atuação em dor é extremamente variável e adaptável a qualquer especialista. O médico pode optar pelo trabalho em regime hospitalar, atendendo pacientes internados com controle de dor inadequado, seja pós-operatório, pacientes oncológicos ou mesmo pacientes clínicos descompensados do ponto de vista álgico. Este profissional pode atuar ainda no segmento de medicina intervencionista da dor. Nesse caso, ele poderá utilizar recursos intervencionistas, procedimentos minimamente invasivos, para diagnóstico e controle de pacientes com dor refratária ou intolerante ao tratamento clínico. Essas intervenções, geralmente, são realizadas em ambiente de bloco cirúrgico, com procedimentos guiados por imagem (ultrassom, radioscopia, tomografia computadorizada), proporcionando ao médico especialista uma forma extra de remuneração.
Graduado no curso de Medicina, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou curso realizado no exterior, cujo diploma tenha sido validado pelo sistema Revalida do MEC e seja registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM).
120 Horas
Prática Presencial - 120 Horas
12
De Acordo com o Calendário
Início do Curso:
De Acordo com o Calendário - Curso Modular
O curso Aperfeiçoamento Prático em Clínica da Dor, da IPEMED, está estruturado em12 módulos de práticas clínicas presenciais em Ambulatório especializado em Clínica da Dor estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade baseadas no protagonismo do estudante como sujeito construtor do seu próprio conhecimento. Dessa forma, trabalhamos o comprometimento do médico coma transformação da qualidade técnica e ética dos atendimentos, eficiência dos serviços especializados em Clínica da Dor e assistência de excelência no cuidado aos pacientes.
Receba uma aprendizagem completa, que alia a teoria e a prática, estimulando o conhecimento por meio do contato direto com diversos casos clínicos e diferentes cenários.
- Especialista em Anestesiologia, TSA/SBA (Hospital das Clínicas - UFMG) - Especialista em Dor Crônica Intervencionista (Hospital das Clínicas - USP-RP) - Mestre em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor (FMRP-USP) - Especialista em Cuidados ao Paciente Com Dor (H. Sírio-Libanês São Paulo) - Coordenador da Equipe Intervencionista da Dor - Rede Mater Dei de Saúde
Curriculo