Pós-graduação Lato Sensu em Terapia Intensiva Neonatal – (ESTIN)

  • Instituição credenciada pelo MEC, com Conceito Institucional Nota 4.
  • A melhor equipe de professores titulados com Mestrado e/ou Doutorado.

O que você irá aprender na
Pós-graduação Lato Sensu em Terapia Intensiva Neonatal – (ESTIN):

itensAnamnese e exame físico em neonatologia;

itensDiagnóstico das patologias neonatais;

itensManuseio da ventilação mecânica neonatal;

itensAcesso venoso percutâneo;

itensAcesso à via aérea  neonatal  e transporte neonatal;

itensTratamento das patologias neonatais;

itensAbordagem do recém-nascido crítico e em instabilidade hemodinâmica;

itensNoções de gestão da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal;

itensAbordagem psicológica da equipe e da família;

itensTécnicas fisioterápicas, fonoaudiológicas  e psicológicas em terapia intensiva neonatal;

itensElementos de pesquisa e metodologia científica;

itensInterdisciplinaridade: “como trabalhar juntos”;

itensDesenvolvimento das habilidades necessárias para o trabalho em terapia intensiva neonatal  através do ensino das artes plásticas;

itensNormas para acreditação  hospitalar e segurança do paciente (ONA e ISO).

TEMÁTICAS – PÓS-GRADUAÇÃO

Administração e gestão na UTI
O sucesso na área de assistência ao paciente grave depende da atualização em relação às novas tecnologias, mas o conhecimento dos processos de gerenciamento de recursos humanos e financeiros na Unidade de Terapia Intensiva se tornam ferramentas essenciais na condução dos mesmos.

Cuidado pré e perinatal do RN de alto risco
Prover reconhecimento e abordagem da gestação de alto risco, atuação em sala de parto e reconhecimento e abordagem do recém-nascido prematuro, de baixo peso e crítico.

Medicina baseada em evidências
Alinhamento de conceitos fundamentais em bioestatística e epidemiologia clínica.

Cuidado pós-natal
O serviço de enfermagem no contexto da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Avaliação, diagnósticos e intervenções ao paciente neonatal criticamente enfermo. Desenvolver habilidades diagnósticas e pensamento crítico ao processo de enfermagem. Sistematização da assistência de enfermagem.

Cuidados pós-natal
O reconhecimento do ambiente pós-natal e a interação do neonato com o mesmo, com seus benefícios e a detecção de problemas nesse período.

Acesso venoso no recém-nascido
A anatomia vascular do neonato e a terapia intravenosa na seleção, acesso, manutenção e retirada de dispositivos intravasculares.

Aspectos respiratórios no recém-nascido
Detalhamento das técnicas de assistência ventilatória. Ventilação protetora. Mobilização precoce (Estimulação precoce). Posicionamento terapêutico. Prática diária em UTI neonatal e gerenciamento de risco garantindo qualidade e segurança assistencial.

Aspectos respiratórios no recém-nascido
Aspectos básicos da ventilação mecânica, capacitando o aluno para funções na assistência respiratória do paciente grave, sob a ótica da interdisciplinariedade.

Acesso venoso neonatal – Características do PICC e cateter umbilical; indicações e contra indicações; reconhecimento da rede venosa; complicações e retirada.

Aspectos respiratórios no recém-nascido
Características e terapêutica das doenças respiratórias agudas e crônicas.

Aspectos cardiológicos no recém-nascido
Características e tratamentos das cardiopatias congênitas.

Elementos da pesquisa
Conceitos e cálculos de riscos e chances que constituem dimensões utilizadas para avaliar a magnitude ou força de uma associação, frequentemente encontrados em artigos científicos.

Aspectos psicológicos na perinatologia
Discussão e confronto realístico das relações humanizadas dentro do contexto da doença na perinatologia e neonatologia.

Aspectos hemodinâmicos e TORSCHS
Reconhecimento e abordagem do choque em neonatologia assim como as infecções perinatais.

Aspectos neurológicos do feto e neonato
Desenvolvimento neurológico e desordens neurológicas e hipotermia terapêutica no neonato.

Desenvolvimento neuropsicomotor do neonato
A importância do provimento de estímulos prazeirosos para os RN e o seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Aspectos do desenvolvimento e gastrointestinais do neonato
Discussão das principais necessidades nutricionais dos recém-nascidos e dos prematuros, assim das como principais patologias com suas abordagens.

Estudo das humanidades na perinatologia
Introdução aos conceitos, normas ISO, cliclo PDCA, mapeamento de processos e monitoramento de indicadores. Visão geral do manual da ONA. Aplicação prática das ferramentas.

A prematuridade e seus problemas
Conhecimento das particularidades do prematuro.

Aspectos renais do recém-nascido
Reconhecimento e abordagem dos principais problemas renais no período neonatal.

Avaliação e Tratamento da dor
Características e reconhecimento das consequências da dor no recém-nascido.

Aspectos Metabólicos hidroeletrolíticos do feto e do RN
O conhecimento dos principais problemas metabólicos e hidroeletrolítico dos recém-nascidos e prematuros.

Aspectos hematológicos
Reconhecimento das anemias e seu tratamento.

Aspectos cirúrgicos neonatais
Noções de pré-operatório, pós-operatório e procedimentos cirúrgicos.

Hospital Parceiro
Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei

Em quase três séculos de trajetória, pioneira na aplicação de vacinas contra a varíola a importante centro de Oncologia e referência em UTI Neonatal em toda a macrorregião do Campo das Vertentes.

Acesse aqui o site do hospital

Objetivos do curso

  • Formar e capacitar equipes interdisciplinares e multiprofissionais para o trabalho imediato em Terapia Intensiva Neonatal.
  • Capacitar a equipe no trabalho em terapia intensiva Neonatal.
  • Capacitar os profissionais no reconhecimento, abordagem diagnóstica e intervenções terapêuticas das principais patologias do período neonatal, sobre todos os pontos de vista interdisciplinares (médico, psicológico, fisioterapêutico e da enfermagem).
  • Estimular o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) afim de que o aluno aprenda a reconhecer suas dificuldades e planejar a correção das mesmas.
  • Capacitar os profissionais a trabalhar em rede de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde.
  • Capacitar os profissionais a usar as ferramentas de pesquisa disponíveis na internet
  • Capacitar os profissionais em medicina baseada em evidências
  • Capacitar os profissionais em ações da politica de humanização da assistência e da gestão do SUS
  • Desenvolver o perfil pessoal necessário para o trabalho em terapia intensiva neonatal através do ensino das artes plásticas.
  • Preparar a equipe para o trabalho dentro das normas de acreditação hospitalar.
  • Preparar os alunos para o sucesso na obtenção do título de especialista de suas Sociedades de Especialidades.

Público Alvo

Médicos pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Manual do Aluno

Conheça todos os detalhes do curso.

MODALIDADE PÓS-GRADUAÇÃO
TIPO DE CERTIFICADO Pós-graduação Lato-Sensu
DURAÇÃO DO CURSO 20 meses
CARGA HORÁRIA 480 horas/aula
DIAS E HORÁRIOS Sexta-feira: 18h – 22h
Sábado: 8h – 18h
Domingo: 8h – 12h
VAGAS 60 alunos
INÍCIO DAS AULAS 24 de Novembro
INVESTIMENTO Matrícula: R$750,00

20 Parcelas de:
R$ 960,00*

*10% desc. de pontualidade

R$ 1.066,67
Sem desconto

UNIDADE Somente na unidade de Minas Gerais

CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO

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matrícula + primeira parcela
até SETEMBRO

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10 motivos para você fazer TERAPIA INTENSIVA NEONATAL – (ESTIN)

70% dos professores com mestrado e/ou doutorado.

Conteúdo dos módulos direcionado às principais doenças do recém-nascido crítico.

Oportunidade de ver a neonatologia sob todos os pontos de vista, privilegiando a interdisciplinaridade

Certificação em acesso venoso percutâneo.

Práticas em simulação e em UTI neonatal.

Práticas de acordo com sua área na UTI neonatal.

Disponibilidade da equipe de professores.

Capacitação para sair do curso e já atuar em terapia intensiva neonatal.

Aprender a trabalhar em conjunto.

Capacitação para realizar pesquisa científica.

Conheça as coordenadoras
da pós-graduação em Terapia Intensiva Neonatal

PROFª. Cíntia Alcantara de Carvalho

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983); Residência em Pediatria pelo MEC. Criadora e coordenadora da Unidade de Cuidados Progressivos Neonatal do Hospital Dia e Maternidade Unimed BH de 2004 a julho 2009. Especialista em Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e ex -presidente do Comitê de Terapia Intensiva Neonatal da Sociedade Mineira de Pediatria. Exdocente, coodenadora pela SES/MG do curso ESTIN (Estudo de Terapia Intensiva Neonatal de 2009. Ex-diretora científica da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva. Presidente da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva no período de 01/01/2014 a 31/12/2015. Mestre em Ciências da Saúde, área de Concentração Infectologia /Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais; Ex-professora do curso de Medicina da Universidade José do Rosário Velano. Professora Assistente de Pediatria da Universidade Federal de Ouro Preto. Representante da Escola de Medicina da UFOP no Conselho de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão de 2014 a 2016 e membro suplente.

PROFª. FATIMA LUCIA GUEDES SILVA

Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Especialização em Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Atualmente é membro do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco,
Trainee do Curso PICC (Cateter Central de Inserção Periférica)
Coordenadora e professora do ESTIN (Estudos de Terapia Intensiva Neonatal).
Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Tutora e Auditora do Sistema Manchester de Classificação de Risco.
Assessoria da Diretoria Assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG

CORPO DOCENTE

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), mestrado em Medicina Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz (2001).

    Currículo Lattes

    PROF. LUIZ ANTÔNIO TAVARES NEVES
  • Graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), especialização, Residência Médica em Pediatria pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (1980), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Ciências da Saúde, ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

    Currículo Lattes

    PROFª. AMARILIS BATISTA TEIXEIRA
  • Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999) - Unimontes, residência médica em Pediatria pelo Hospital Universitário Clemente Faria de Montes Claros. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Doutora em Medicina Molecular, com ênfase em Nefrologia Pediátrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Residência em Nefrologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Currículo Lattes

    PROFª. KERLANE FERREIRA DA COSTA GOUVEIA
  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983) Residência em Pediatria, pelo MEC. Foi criadora e coordenadora da Unidade de Cuidados Progressivos  Neonatal do Hospital Dia e Maternidade Unimed Bh de 2004 a julho 2009; Especialista em Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e ex -presidente do Comitê de Terapia Intensiva Neonatal da Sociedade Mineira de Pediatria; ex docente Coordenadora pela SES/MG do curso ESTIN(ESTUDO DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL de 2009.Ex Diretora Científica da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva , Presidente da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva no período de 01/01/2014 a 31/12/2015. Mestre em Ciências da Saúde, área de Concentração Infectologia /Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais.

    Currículo Lattes

    PROFª. FATIMA LUCIA GUEDES SILVA
  • Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998); Especialista em Controle de Infecção Hospitalar pelo Instituto de Educação Continuada -PUC (2005); Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto dos Servidores do Estado de Minas Gerais (2006). Doutoramento em Enfermagem - Universidade de Lisboa/Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal. Professora Assistente da Universidade Federal de Viçosa (Dep. Medicina e Enfermagem). Com experiência em Terapia Intensiva Neonatal/Pediátrica; Controle de Infecção de Hospitalar; Gerenciamento do Cuidado em Enfermagem; Terapia Intravenosa; Sistematização da Assistência de enfermagem.

    Currículo Lattes

    PROFª. LUCIENE MUNIZ BRAGA
  • Pós-doutoranda em Psicologia pela PUC Minas-BH. Doutora e Mestre em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa no Instituto de Educação em Portugal; especialista em Psicologia do trabalho, em Psicologia Hospitalar e apoiadora do HumanizaSUS; graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Núcleo de Pesquisa em Administração e Enfermagem (NUPAE).

    Currículo Lattes

    PROFª. TEREZA CRISTINA PEIXOTO
  • Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e pós graduação em Terapia Intensiva (2001). Atualmente é membro do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, Trainnée do Curso PICC (Cateter Central de Inserção Periférica) e Coordenadora e professora do ESTIN (Estudos de Terapia Intensiva Neonatal). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Tutora e Auditora do Sistema Manchester de Classificação de Risco. Tutora de Curso à Distância. Assessoria da Diretoria Assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG.

    Currículo Lattes

    PROFª. CÍNTIA ALCANTARA DE CARVALHO
  • Graduação em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1982), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015).

    Currículo Lattes

    PROFª. MARIA APARECIDA BRAGA
  • Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2012). Atualmente é Enfermeira do telemonitoramento de UTI neonatal, da Universidade Federal de Minas Gerais e Enfermeira da Unidade Neonatal da Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico. Tem experiência na área de Enfermagem.

    Currículo Lattes

    PROFª ROBERTA MOURA
  • Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), especialização em enfermagem hospitalar com área de concentração em neonatologia (2003), mestre pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, doutora pelo departamento de patologia da Faculdade de medicina da UFMG (2015).

    Currículo Lattes

    PROFª JULIANA DE OLIVEIRA MARCATTO
  • Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais(1996). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Currículo Lattes

    PROFª CARINA DE OLIVEIRA FREIRE RODRIGUES

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1951, NW 7th Ave
Suite 300 – room 13138
Postal Code: 33.136 – Miami University – FL

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