Nossa história

2005  
Início das contratações para as atividades do Instituto de Pesquisas e Ensino Médico — IPEM. 
2006  
Início das atividades do IPEM - Unidade MG, com 14 especialidades e aulas práticas em hopitais da FHEMIG.
2007  
Passa a se chamar IPEMED, com inauguração da sede própria na Avenida Afonso Pena em Belo Horizonte. 
2008  

Neste ano é inaugurada a unidade Salvador, com ambulatórios próprios. 🎉

2010
Inauguração das unidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 
2011
Inauguração da unidade Brasília
2013
Aquisição da IES Faculdade Novo Rumo. 
2016
Novas sedes em Salvador e Minas Gerais. 
2019  
A IPEMED passa a fazer parte da Afya Educacional, o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil.
2021  
Expansão para as novas unidades: Vitória, Recife, Fortaleza, Manaus, Goiânia e Porto Alegre.
2022
Expansão com a unidade Montes Claros, ampliação do portifólio de cursos e produtos e a acreditação ONA na unidade São Paulo.

Nossa história

2005  

Início das contratações para as atividades da IPEM. 

2006  

Em 15 de março, foi inaugurado o Instituto de Pesquisa e Ensino Médico IPEM – Unidade Minas Gerais com 14 especialidades e aulas práticas em hospitais da FHEMG.  

2007  

Passa a se chamar IPEMED, com inauguração da sede própria na Avenida Afonso Pena em Belo Horizonte. 

2008 

Agora, com ambulatórios próprios, a IPEMED inaugura sua unidade em Salvador. 

2010 

Inauguração das unidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

2011 

Inaugura a unidade no Distrito Federal.  

2013 

Aquisição da IES Faculdade Novo Rumo. 

2016 

Nova sede de Salvador e inauguração da nova sede em Minas Gerais. 

 

2019 

A IPEMED passou a ser adquirida pela Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil e um dos maiores do mundo. Assim, passou a fazer parte de um projeto completo para o desenvolvimento dos médicos em toda a sua jornada, desde a faculdade até a educação continuada.  

Projeto Administrativo e Pedagógico

Para manter o alto nível de qualidade administrativa e educacional, a IPEMED mantém dois órgãos reguladores. Um deles é o Conselho Superior (CONSUP), de caráter consultivo e deliberativo, composto por diretores, membros do corpo docente, do corpo discente e representantes dos colaboradores.

VEJA O REGULAMENTO DO CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

Já o Núcleo Docente Estruturante (NDE) foi criado para qualificar o envolvimento dos professores no processo de formação e consolidação dos cursos da Faculdade. É o responsável pela formulação, a implementação e o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

ESCLARECIMENTOS

De acordo com a orientação do Conselho Federal de Medicina, esclarecemos que os cursos de Pós-Graduação lato sensu não são equivalentes a uma residência médica. Todos os médicos pós-graduados no Brasil, inclusive os que concluíram pós-graduação na modalidade de residência médica, para serem considerados especialistas por uma sociedade médica terão, obrigatoriamente, que realizar a prova de título das sociedades e, somente após aprovados e após registrarem o título no CRM, poderão divulgar essa informação.

Os cursos de especialização são regidos pela Resolução nº 01, de 08 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e não devem ser confundidos com a titulação de especialista, que pode ser obtida de acordo com as regras legais das profissões na área de saúde.